quinta-feira, 31 de julho de 2008

Alegria pelo Correio: Eu amo a Dischord

Se hoje existe alguma coisa sobre música indie (Independente), o culpado disso se chama Ian MacKaye. A época era cruel, ainda mais pra quem tinha uma banda punk, mas era mais cruel ainda pois a banda fugia mais ainda da filosofia livefastdieyoung, era o Teen Idles, e o revolução sXe. Nem que pagassem, alguma gravadora iria se interessar naqueles piás de merda, cara de nerd, e comedor de repolho, e por suas vez, também não queriam nenhum contato com algum porco capitalista ursupador de artista, surgia a Dischord, ícone da contracultura punk e ética DYS, base do underground americano.

Por que toda essa "besteira"? Bom... pra quem me conhece, sabe que tenho um gosto especial por comprar cd's, o que pra alguns pode parecer estranho, mas tudo bem, ainda é algo normal (o pior é se essas pessoas descobrirem que há milhares de colecionadores de vinils). Então, desde que voltei da Irlanda, é mais díficil de achar os cds, e recorro a internet.

As duas primeiras opções são lógicas: E-Bay e Amazon. Preço normal e tudo mais, o problema foi a demora que eu enfrentei, eu falei disso no meu primeiro journal no last.fm, há alguns dias, e a a jornada até receber 3 disquinhos. Então fui testar mais uma opção, comprar direto do selo, no caso, a Dischord, aquela do início do testo, pois o mr. MacKaye tem e teve bandas extremamente fudidas (Fugazi, Embrace, Evens e claro, Minor Threat), e outras tantas no seu cast (Dag Nasty, Rites Of Spring, Nation of Ulysses e Jawbox).

Não dá bola na qualidade da foto, foi de celular

O Minor Threat foi uma daquelas bandas que definiu o Hardcore americano, e teve uma curta duração, e todo o material pode ser encontrado num único cd, remasterizado e com um belo encarte, foi a primeira opção (é agora meu terceiro disco deles, ao lado de um bootleg pé de chinelo e a primeira demo). Mais um clássico pra estante e ser apreciado num bom som em um dia livre, bebendo água.

O segundo disco a ser escolhido foi bem difícil, mas acabou indo pra Q And Not U, uma das minhas descobertas recentes, e que foi uma paixão a "primeira ouvida". Som complicadíssimo, mas que sôa simples, e faz tu ficar balançando a perna, os ombros e bater palminhas, a versão dançante do Fugazi, com a mesma vontade.

A alegria de pegar esses cds e escutá-los foi tri, mas nada se iguala a receber esses cds de forma totalmente manual. A embalagem feita na mão, com a escrita de canetinha e um flyer assinado a caneta: "Thanks Felipe B#&%@ (indecifrável)". Sabe, um selo com esse história, e milhares de admiradores ao redor do mundo, e mesmo assim, continuam enviando da mesma forma que era feito nos anos 80, apesar de o pagamento hoje ser feito por cartão de crédito.

"Thanks Felipe", que gente querida essa

É esse o tipo de coisa que deixe um fã de música feliz. Com certeza, quando der na reta, foi pedir mais coisas, porém a próxima encomenda é pro tio Ginn, da SST, e depois a Alternative Tentacles, mas fica o registro e um parabéns pelo serviço prestado a cultura esses anos, Dischord, eu te amo. Só não vale tentar camiseta deles.